O que significa EFT?

EFT significa – Emotional Freedom Techniques – ou Técnica de Libertação Emocional

EFT é considerada a “Acupuntura Emocional sem Agulhas”, pois são estimulados alguns pontos da acupuntura com a ponta dos dedos e não utilizamos agulhas. É um método de desbloqueio energético e emocional, simples e de fácil aplicação.

É uma ferramenta de ajuda terapêutica pertencente à Psicologia Energética e tem por princípio básico que ‘a causa de toda emoção negativa é uma interrupção no fluxo energético do corpo’.

A EFT é uma técnica simples de aplicar, mas profunda nos seus benefícios. A pessoa deve pensar sobre os problemas que a incomodam e que podem ser físicos ou emocionais. Ao combina o pensar no problema com uma declaração de auto aceitação e focar na questão que esta incomodando, estimulando com a ponta dos dedos alguns pontos específicos do corpo, teremos a limpeza profunda dos sentimentos negativos que estão guardados no inconsciente.

Podemos ter bloqueios emocionais causados por acontecimentos do passado, emoções negativas, crenças limitantes, entre outros. O desbloqueio ocorre com os toques suaves das pontas dos dedos em determinados pontos da acupuntura que irão reequilibrar o fluxo energético, trazendo uma sensação de alívio e, muitas vezes, eliminando sintomas físicos e psíquicos.

A EFT é uma ferramenta que proporciona mudanças em nossas vidas, já que atua sobre o inconsciente.

Quando a energia vital circula livremente pelo corpo o indivíduo encontra-se realmente saudável e livre de doenças.

Como a EFT começou?

Tudo começou com um psicólogo que se chama Roger Calaram, ele atendia muitas pessoas com inúmeras queixas emocionais e físicas no consultório. Em meados dos anos 80 uma de suas pacientes chamada Mary, tinha uma fobia muito forte de água. Ela tinha muitas limitações no seu dia a dia por conta disso. Além do medo ela sentia muitas dores no estomago por conta dessa fobia. Roger estava tratando dela a quase dois anos seguindo a terapia convencional e os resultados eram muito pequenos. A Mary só havia conseguido molhar a ponta dos pés e continuava com fobia. Então Roger que estava se formando em acupuntura teve uma ideia: resolveu experimentar usar toques com os dedos ao invés de agulhas nos pontos conhecidos do sistema digestivo (acupuntura) para ver se haveria alguma melhora de Mary.

Ela topou o desafio e eles começaram a tocar no ponto e falar ao mesmo tempo sobre os sentimentos. Durante quase uma hora repetiram o mesmo processo. Mary ao final foi questionada por Roger se havia sentido melhora na dor de estomago e por incrível que pareça a dor havia desaparecido, Roger ficou muito curioso e resolveu pedir para ela que fosse até próximo da piscina e verificar o medo de agua, ela entrou na agua pela primeira vez em anos. Roger a partir dai focou em especializar o método que deu o nome de TFT.

Em meados de 1990 ele recebeu como aluno do curso de TFT o engenheiro chamado Gray Craig, Gary se formou no curso e aprimorou a técnica tornando ela mais simples e direta e principalmente autoaplicável.

Ele resumiu a aplicação a 9 pontos do corpo que correspondem aos meridianos da acupuntura e descobriu que a sequencia que era muito importante no TFT para o EFT não importava tanto, mas sim encontrar a raiz do problema.